Minicursos

Como parte do 33º Encontro Anual da Compós, são oferecidos quatro minicursos em modalidade presencial, com professores e discentes convidados. Os quatro minicursos serão realizados, de forma simultânea, no dia 23/07. As inscrições devem ser feitas junto em formulário próprio aqui (link para o forms dos minicursos ainda sendo finalizado) e as vagas são limitadas.

23/07 – 14h às 17h

Na roda dos sambas e pagodes baianos: audições comentadas 

Com Nadja Vladi Gumes, Tatiana Rodrigues Lima e Lucas Amorim (UFRB) 

Sala: 1A (2º andar)  

A presença do samba duro / samba junino e do seu ancestral direto, o samba de roda, é norteadora tanto do gênero samba-reggae quanto do pagode baiano, não obstante as diferenças musicais entre eles. Através de audições comentadas de canções e de videoclipes desses gêneros, o minicurso presencial com duração de 3 horas pretende debater as distinções e os pontos de contato do que chamamos de música afro-latina, que envolve expressões pop periféricas e afro-diaspóricas, de uma perspectiva comunicacional decolonial. 

Entrevistar o ChatGPT

Com Simone Evangelista (UERJ) e Renato Guimarães Furtado (UERJ)

Sala: 5A (2º andar)

Como explorar as tensões convocadas por ferramentas como o ChatGPT? Perguntando diretamente a elas. O minicurso abordará os desafios metodológicos da pesquisa em Comunicação envolvendo ferramentas de Inteligência Artificial. A partir de um estudo de caso sobre a relação entre IA e mudanças climáticas, apresentaremos dilemas e possibilidades sobre o uso da entrevista como técnica de pesquisa qualitativa.

Podcast como ferramenta estratégica de transmissão oral dos saberes femininos

Com Marcela Rocha e Clarissa Motter (UCB)

Sala: 11D (2º andar)

Apresenta uma breve contextualização sobre o caráter democrático do podcast enquanto produto comunicacional, bem como da relação da oralidade com a história feminina. Por fim, será proposto aos participantes uma atividade prática de desenvolvimento de storytelling com foco na valorização dos saberes orais.

Fotografia negra contemporânea brasileira

Com Daniel Meirinho (UFRN)

Sala: 10F (2º andar)

Revisitando a história da fotografia negra e popular brasileira. Marcas estéticas, motivações temáticas e novos panoramas dos lugares de enunciação. Olhares internos e a dimensão radical de autoinscrição na fotografia negra contemporânea. A fotografia como tática de produção de políticas e poéticas negras, através do corpo-imagem. Olhares negros, fotoescrevivências, afroperspectivas e iconografias. Práticas performáticas, ativistas e fabulatórias.